Quem Somos

História da Casa Ronald McDonald Belém

Promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer

A Casa Ronald McDonald Belém foi inaugurada em julho de 2012 a partir da necessidade de uma casa de apoio para abrigar crianças e adolescentes do interior do Pará e de estados vizinhos pactuados, em tratamento oncológico na capital paraense. Muitas crianças não aderiam ao tratamento porque suas famílias não podiam arcar com os custos de estadias, alimentação, transporte e outras despesas em Belém, durante o longo período de tratamento.

Casa Ronald McDonald Belém é uma instituição sem fins lucrativos, localizada na cidade de Belém do Pará, que adota um programa do Instituto Ronald McDonald e recebe apoio institucional da Associação Colorindo a Vida.

Com o conceito de ser “uma casa longe de casa”, a Casa Ronald é destinada a acolher, temporariamente e gratuitamente, crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, provenientes do interior do Pará e de estados vizinhos pactuados, em tratamento de câncer no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, em Belém.

Em 2014, o Programa Casas Ronald McDonald completou 40 anos de atuação em mais de 63 países no mundo. No Brasil o programa é realizado desde 1994 e no Estado do Pará começou em 2012 com a inauguração da Casa Ronald McDonald Belém, a primeira da região Norte do Brasil.

A Casa Ronald McDonald Belém surgiu a partir da necessidade de uma casa de apoio para que crianças e adolescentes oriundos do interior do Pará e estados vizinhos encaminhadas para tratamento oncológico, em hospital público de referência na capital paraense, pudessem aderir ao tratamento com segurança, hospedagem, alimentação, transporte e apoio psicossocial, mantendo as famílias mais fortes e unidas, aumentando as expectativas de cura.

As instalações são modernas e incluem brinquedoteca para os pequeninos e adoleteca equipada com computadores e jogos X-Box e Play Station para os adolescentes. Já para os acompanhantes, a Casa dispõe de uma Oficina equipada com máquinas de costura e materiais para o desenvolvimento de trabalhos manuais que poderão ser úteis como geração de renda após o retorno dessas famílias ao seu município de origem.

Durante o ano são desenvolvidas várias ações e campanhas para captação de recursos visando a sustentabilidade da Casa, sendo a mais importante o McDia Feliz que ocorre anualmente, no último sábado do mês de agosto. Nesta data, todo sanduiche Big Mac vendido, no Brasil, tem a renda revertida para as instituições parceiras do Instituto Ronald, que trabalham em prol da cura do câncer infantil e juvenil.

Além da Casa Ronald, a Associação Colorindo a Vida, é responsável pelo desenvolvimento do Programa Diagnóstico Precoce que consiste na capacitação de profissionais de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) do interior do estado do Pará, para que possam diagnosticar o câncer, nas crianças e adolescentes de seus municípios, o mais precocemente possível, encaminhá-las para o tratamento especializado nos hospitais públicos de referência, potencializando, assim, as chances de cura.

O trabalho voluntário também é fator importante no apoio às crianças e adolescentes acolhidos pela Casa Ronald. Contamos com muitas pessoas da comunidade para a realização das várias ações e campanhas desenvolvidas ao longo do ano, bem como no dia-a-dia da Casa.

CERTIFICAÇÕES

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social: Portaria n.º 253, item n.º 49, de 25/09/2018

 

Registro no Conselho Municipal de Assistência Social: n.º 155/2014

 

Registro no Conselho Municipal dos Direito da Criança e Adolescente: n.º 150/2014

 

Utilidade Pública Estadual: Lei n.º 7.606 de 27/03/2012

Utilidade Pública Municipal:
Lei Ordinária n.º 8.865 de 17/08/2011

NOSSO CONSELHO PARA 2017-2018

CONSELHO DELIBERATIVO

Presidente
Laura Nazareth de Azevedo Rossetti
Médica e Ex-Secretária de Saúde Pública do Estado do Pará

Vice-Presidente
Kemel Francisco Kalif de Souza 
Médico, Presidente do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald e Franqueado da Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda

Membros

Alayde Vieira Wanderley
Oncopediatra do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

Alba Lucia de Menezes Sá Muniz
Diretora Geral do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

Vanúsia Oliveira
Gerente de Administração e Finanças do Instituto Ronald McDonald

Helen Christiane Gonzaga A. Pedrosa
Psicóloga e Gerente Geral do Instituto Ronald McDonald

Hélio Franco de Macedo Júnior
Médico, Ex-Secretário de Saúde Pública do Estado do Pará e Ex-Presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará

José Luiz da Silva
Médico

Maria Perpétua da Rocha Oliveira
Pedagoga



DIRETORIA

Raimundo de Vasconcelos Oliveira
Diretor-Presidente
Advogado e Servidor Público Aposentado

Rachel Lucena Gribel
Vice-Diretora-Presidente
Advogada

Camila Mutran de Souza
Primeira Diretora Administrativa
Advogada

Catarina Maria Ignez Regina Tancredi 
Segunda Diretora Administrativa
Administradora

Regina Alice Moutinho Reis
Primeira Diretora Tesoureira
Servidora Pública

Geraldine Maria Carvalho Couceiro
Segunda Diretora Tesoureira
Administradora



CONSELHO FISCAL

Eunice Aguiar do Nascimento Kikuche
Contadora

Estela Fabiana Veloso dos Santos
Contadora

Eurides Santos Leão
Contadora

TRANSPARÊNCIA

Balanço 2015

Balanço 2016

Balanço 2017