FORGOT YOUR DETAILS?

Programa Casa Ronald McDonald

No Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantil e juvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença.

O Programa Diagnóstico Precoce, criado e mantido pelo Instituto Ronald McDonald, contribui para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, potencializando as chances de cura com o diagnóstico em seus estágios iniciais.

No Pará, o Programa é coordenado pela Casa Ronald McDonald Belém e executado pelas Oncopediatras Laudreisa Pantoja e Alaíde Wanderley e tem por objetivo a capacitação da atenção primária a saúde, ou seja, a capacitação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam suspeitar de potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes e então encaminhá-los adequadamente para hospitais públicos de referência. Faz parte dos objetivos estimular também a estruturação da rede de atenção oncológica, através de análise da situação local e da articulação com o gestor do SUS.

Todos os profissionais capacitados recebem gratuitamente o livro Diagnóstico Precoce da Criança e do Adolescente, fruto da cooperação entre o Instituto Ronald McDonald, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Além disso, as unidades de saúde cujos profissionais foram capacitados recebem os fluxogramas de sinais, sintomas e condutas para serem afixados no local.

A mais Alta Premiação da Ronald MCDonald House Charities (RMHC) foi concedida ao Instituto Ronald McDonald, no dia 26 de agosto de 2015, na cidade de Chicago, Estados Unidos. Vencedor da categoria Expand Reach, o Instituto apresentou a experiência do Programa Diagnóstico Precoce no município de Santarém, oeste do Estado do Pará. O Hearts & Hands Wards é uma celebração da RMHC aos programas e iniciativas Inovadoras e bem sucedidas realizadas pelas representações do sistema em todo o mundo, em favor da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes ao redor do mundo.

TOP